18 de jun. de 2012

25km na Maratona de SP

Dados da corrida:

Largada: 08:30h
Data: 17/06/2012
Distância: 25,21 km
Tempo: 2:09:36 h
Pace Médio: 5:08 min/km
Link Garmin: http://connect.garmin.com/activity/190147016
Resultado Oficial: http://www.yescom.com.br/maratonasp/2012/portugues/index.asp
Colocação: 67/316 na categoria-30 a 34 anos. 489/2123 no Geral Masculino.

Era o grande desafio do ano, dificilmente irei correr alguma corrida com distância maior que esta. A vida mais corrida com o MBA em andamento, exigindo além das aulas full-time aos sábados, alguns estudos e leituras nos outros horários.

E para poder correr a contento estes 25km, procurei fazer um treinamento que chegasse no pico de 21km um mês antes e depois alguns treinos mais ritmados e tiros para ganhar velocidade. Deu certo, consegui diminuir em 6 minutos meu tempo em relação a 2009.

A corrida em si, manteve o trajeto e estrutura dos anos anteriores, clima bem ameno no começo, por volta de 17oC, mas já sabia que iria esquentar. A largada bem agitada e pelo visto com o pessoal não respeitando as baías de separação por tempo, o que me fez planejar em largar um pouco mais forte e tentar desviar caso fosse necessário, não deu outra. A dispersão total ocorreu somente no km6, quando entramos na Av. JK.

Crédito: Fabio Lemes
Estava bem contente em poder correr naquele ritmo, com certo conforto e até curtindo o calor que estava fazendo, principalmente por ter passado uma semana bem agitada e com prova na sexta a noite, aula no sábado e poucas horas de sono para o domingo.

Mas eu estava preocupado com este pace forte (5:05min/km para meus padrões) e bem acima da meta almejada (5:15min/km), podendo cobrar seu preço lá no final, mas fui teimoso e mantive. Até que no km18, senti um pouco mais forte o cansaço muscular; eram só as pernas, a respiração estava boa, a falta de condicionamento estava cobrando o preço e nessas horas, o calor que era agradável já incomodava, até algumas pessoas que respiravam de forma mais ofegante me incomodava, sem contar no cheiro do Rio Pinheiros, incrível, como pode....

Mudei um pouco a passada, deixando mais curta e rapida e quando entramos na USP, paralelo a raía, +ou- 21km, faltava muito pouco e mantive a concentração e os paces quase que constantes até o final, onde ainda dei um leve sprint.

Cheguei bem cansado, bem mais do que os 42km de 2011, o que mostra que pra correr uma maratona este ano terei que me desdobrar mais ainda. Agora é tentar treinar para os 10km de Pinda pra fazer um bom tempo.

Uma melhoria em relação ao ano passado, foi que agora o prometido posto de Gel de Carboidrato funcionou, diferentemente de 2011, quando entregaram Whey (sic).

Este ano também foi percebido que a organização da maratona de SP tem se esforçado em agradar o público, apesar de manter a largada as 8:30h. Colocou mais bandas no percurso, animadores, imagino eu pagos, postos de agua em abundância, Gel etc. Mas na minha opinião, o percurso massante, a paisagem urbana e pouco incentivo da população, particularmente não me agrada e dificulta ainda mais concluir os 42km e aumenta ainda mais os méritos de quem assim realizou.




6 comentários:

  1. Mandou muito bem, xará, belo resultado nos 25 km. Parabéns por ele! Bom te reencontrar por lá. Abração e bons treinos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu tempo, Matheus.
    Parabéns!
    Espero que você consiga achar tempo para se preparar para a maratona ainda neste ano de 2012.
    Obrigado pela força que você, generosamente, prestou-me lá no blog.
    Valeu!
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  3. Se com o pouco tempo disponível mandou esse resultado, imagina com tempo para treinar!! Imagina ainda se tomar gel de melão, ai ninguém segura! Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Fabão,
    vc está voando, meu amigo, parabéns!!
    Valeu pela força lá no blog, tenho que ir devagar e sempre,se aparece alguma contusão fica difícil pro véinho aqui recuperar.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Fabão,
    vc está voando, meu amigo, parabéns!!
    Valeu pela força lá no blog, tenho que ir devagar e sempre,se aparece alguma contusão fica difícil pro véinho aqui recuperar.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Amigo Matheus, parabéns pelo feito... espetacular. Ainda mais com toda a responsabilidade de estudos que requer um MBA. Parabéns e sucesso, tanto nas corridas, como nos estudos. Se necessário diminua sem pudor os treinos, que quando voltar, realizado, correrá ainda mais forte.
    Abrx, Michel - Vinac
    http://bmw-runner.blogspot.com

    ResponderExcluir