20 de mar. de 2011

20/03/2011 - General Salgado - 10km

Dados da corrida:
Largada: 9:00 horas em ponto!
Distância: 10.04km
Tempo: 44:25
Pace Médio: 04:26 min/km
Link Garmin: http://connect.garmin.com/activity/74584645
Link Namiuti: http://fabionamiuti.hd1.com.br/xxvigalsalgado.htm
Resultados 10km: http://www.cronoserv.com.br/resultados/2011_03_20_GS_10K_geral_mf.txt
Colocação: No geral: 167/957 - Na categoria: 22/160
Fotos: http://www.flickr.com/photos/equipe100juizo/sets/72157626308997826

Esta corrida é especial para mim. Primeiro por ser em Taubaté, segundo por sempre ter visto a galera correndo domingo de manhã e eu voltando das festas de sábado, aquilo (correr de manhã) não entrava na minha cabeça, mas o tempo passa, o tempo voa e a gente muda... E outro ponto é que estreei nos 10km em 2006 nesta prova também, totalmente sem preparo, fiz em 1 hora e 6 minutos.

De 2006 pra cá, corri todos os anos, exceto 2008, ontem nos treinamento torci o tornozelo e fiquei de fora, ou seja, fui para minha 5a. participação.

Como toda corrida, ela começa bem antes, no sábado peguei meu kit e de alguns amigos e tentei depois ficar em casa de boa, mas com criança pequena em casa, não dá né. Ficamos sapecando em casa e a noite tinha o aniversário de 7 anos da minha sobrinha Duda, parabéns Duda. Foi dificil resistir àquelas todas tentações de uma festa infantil: batata frita, bolinha de queijo, sem falar dos doces, mas comi um pouquinho de cada, agitei com o Léo, conversei com meu cunhado Giovani que iria estrear na Gen.Salgado, nos 5km e estava também preocupado, ainda mais que já tinha mandado alguns goles de cerveja e salgadinhos, mas o danado foi bem, parabéns! Bom, fim de festa, chegamos em casa e meia noite eu já estava dormindo.

Domingo amanheceu nublado e garoando, fui caminhando até a Av.do Povo, pouco mais de 2 km, encontrei a turma toda da 100 juízo, alguns colegas da assessoria IserBem, muito papo e quando percebi, já eram 8:50hs, fiz um aquecimento e já fui para o pórtico achar um lugar bom pra sair tranquilo e pegar "trânsito" livre.

Primeiro Km saí forte e fechei em 4:16m, seria ótimo poder manter isso e o 2o.km fiz exatamente o mesmo tempo. Eu estava confiante neste ponto em melhorar os 46min do ano passado, onde tive a ajuda do australiano Fabio Vilhena.

A hidratação estava boa, o ponto incomum foram alguns soldados distribuindo água em pontos, podemos dizer "não oficiais", achei bacana, ainda mais que o sereninho do início da manhã, se transformara num mormaço brabo.

No km3, próximo ao Pão de Açucar, antigo Jumbo Eletro e mais antigo ainda, Campo do Bosque, na minha opinião é a parte mais dificil, acho ali meio fechado, sem muita ventilação, lembrando o "Minhocão" de São Paulo.

A partir deste momento procurei diminuir um pouco pra não quebrar lá na frente, mas mantive a média de 4:30/km e percebi que daria para fechar bem os 10km.

Infelizmente não tive companhia de amigos durante o percuso, mas "coelhos" tinham vários e isso sempre ajuda, tinha um senhor que sempre me ultrapassava nas retas e descidas e eu nas subidas, a partir do km7, percebi que era o momento de forçar, estávamos atrás do quartel, naquela subidinha "chata". Ali embalei, até que no km8, ao entrar no bairro da "Constoem" torci o pé esquerdo num buraco do asfalto esburacado da rua, mas nada grave, senti que foi mais susto e também uma leve revolta, por ser um cidadão taubateano, ver a quantidade de problemas que a cidade está passando com a administração atual e ver inúmeros políticos querendo aparecer na largada/chegada, inclusive o próprio prefeito que se diz esportista.

Mas mudando de assunto, ali faltava pouco, passei pelo Seneval, incentivei-o para irmos juntos.

Ao entrar na Av.Independência foi só forçar para o sprint final, já que eu estava me sentindo bem, ouvi algumas frases de incentivo no funil de chegada, inclusive da minha sogra que estava por ali.

Fechei com 44:32 no meu Garmin, vamos esperar o resultado oficial e será terá o tempo líquido.

Baixei mais de 2 minutos em relação ao ano passado, acho que por estar mais leve (-3,5kg), graças a nutricionista Livia e também aos treinos com a assessoria do Iserbem. Quem corre há algum tempo sabe que baixar tempo não é fácil, as vezes até achamos que chegamos no limite, mas sempre tem um pouquinho mais.

Depois da corrida fui procurar os amigos, conversei com alguns, mas estava preocupado com o tornozelo, fui na tenda da assessoria e fiz um pouco de gelo, já que começava a sentir um pouco, mas foi tranquilo, tanto que voltei caminhando pra casa.

Kit recheado, água a vontade, ou seja, manteve o padrão de qualidade e organização. Pelo valor que pagamos está bom, apesar que no passado já foi até gratuita e com mesmo padrão, mas tudo bem, hoje tem também os 5km (corrida e caminhada) e com premiação por categoria. Um ponto que achei que poderiam melhorar e isolar o percurso para os caminhantes, pois da Av.Emilio Winther até próximo a Prefeitura, corremos em zig-zag e driblando os "paredões".

Agora é seguir com os treinos para o objetivo maior em Junho, que por enquanto está tudo indo bem!

12 comentários:

  1. Excelente, Matheus!
    Parabéns mesmo, pois você detonou!
    Congratulações.
    Tempo magnífico. Sua evolução é notória. Abaixo de 45´ só para poucos e muito bons! Felicitações pelo seu recorde pessoal.
    Uma boa semana e bons treinos.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, valeu pelo comentário. Espero que este tempo bom nos 10km reflita numa boa maratona também, assim como você mandou muitíssimo bem em Miami.

    Abraço campeão!
    Fabio

    ResponderExcluir
  3. Você consegue resultados bem superiores, amigo Matheus. É como eu te escrevi anteriormente: seu potencial é para 3h40min ou até mesmo 3h30min. Você corre muito e está no caminho certo para o sucesso.
    Ass.: Guilherme.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Matheus! Correr em casa é bom demais, pois conhecemos bem o percurso. Parabéns por detonar nesses 10k. Vai brilhar na maratona, com certeza. A do RJ então, nem se fala.

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo, como te disse no twitter, você fez valer o mando e campo. Parabéns, EXCELENTE tempo e o melhor é saber que ainda tem espaço e potencial para melhorar isto. Bons treinos e sucesso a cada realização. Um abrx, t+.
    Michel

    ResponderExcluir
  6. Tá ligeirinho até pra escrever o relato, hein, xará? Não tava assistindo aquele jogo sem-vergonha de ontem? Hehehehe...

    Parabéns pelo excelente resultado, mais um, aliás, nessa grande e crescente trajetória que você vem experimentando. Dá gosto de ver você aproveitando cada vez mais o grande potencial que tem. Como bem disse o Guilherme, desse mato sai muito mais coelho, tenho certeza disso. Vem aí uma grande maratona!

    Abraço e até as próximas.

    ResponderExcluir
  7. Parabens Matheus, belo tempo. Sem duvida conseguir abaixo de 45min nesta corrida mostra muito evolução, visto que o final da General é onde o bicho mais pega e onde o desgaste fisico já é grande. abraço até a proxima.

    ResponderExcluir
  8. Valeu Edilson, também mandou bem hein!!!!

    O finalzinho pega mesmo, mas como disse o Michel, usei o fato de jogar em casa.. hehehehhe

    Abraço, nos vemos em breve!!

    ResponderExcluir
  9. Tá louco viu, não sabe brincar.. quer correr igual gente grande... rss.... Parabéns Fabio, tá mandando bem à beça! Quem sabe um dia eu chegue lá tbm? Mas aí vc já vai ter ido embora e continuará me deixando comer poeira... kkk. Vai arrasar na maratona! Sucesso!! ;)

    ResponderExcluir
  10. Tá voando literalmente meu amigo, cadê suas asas? Brincadeiras à parte, parabéns pelo excelente resultado e pelo recorde pessoal da prova, isso só mostra o seu potencial e a sua garra para ir mais além e superar mais ainda seus limites !!

    Foi um prazer estrear na sua cidade em uma prova tradicional e bem organizada. Realmente você foi um ótimo anfitrião. Coloque mais água no feijão que estarei aí novamente no ano que vem !! Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Voce está voando!! Parabéns!!!
    Próximas provas e com certeza tempos ainda melhores virão.
    Abraço.
    Jorge Monteiro

    ResponderExcluir
  12. Valeu Fábio !!
    Realmente o peso é primordial se tem dedicação e seriedade o resto vc tira de letra.
    Parabéns!!
    abraço

    Gerson Narezzi

    ResponderExcluir